domingo, 13 de junho de 2010

Guia prático para perceber o Acordo Ortográfico


O site da Visão fez um guião para a nova grafia do português expondo as alterações da nossa Língua de um modo bastante simples e organizado.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Site da Casa da Leitura

A Casa da Leitura é da Fundação Calouste Gulbekian. Consideramos este site muito interessante por apresentar a sua selecção de literatura para a infância e sugestões de trabalho a partir da leitura de obras de literatura infantil. Destina-se a pré-leitores, leitores iniciais, leitores medianos e leitores autónomos.

Descobrir o princípio alfabético

Após uma intensa investigação sobre os anos anteriores à alfabetização da criança, pode-se concluir que é essencial compreender a distinção entre o seu percurso de aprendizagem e o processo de ensino, mediado pelos conhecimentos e conceitos sobre a linguagem escrita e oral da criança ao iniciar a escola. Exemplo disto é a existência de crianças que têm maior facilidade na aprendizagem da leitura e outras não, independentemente do método de ensino e de diversas estratégias pedagógicas. Assim, o pré-escolar tem uma importância substancial na aprendizagem da alfabetização.

Aqui publicamos o nosso resumo do texto da autora Ana Cristina Silva expondo também o nosso ponto de vista.

Análise de erros


"A análise das incorrecções ortográficas permite tomar consciência do tipo de dificuldades encontradas pelos alunos e delinear estratégias com vista a sua superação."

In Brochura "O Ensino da Escrita: Dimensões gráfica e ortográfica"de Adriana Baptista, Fernanda Leopoldina Viana e Luís Barbeiro

Site Didáctica do Português

No Site da Didáctica do Português é possivel encontrar várias actividades ligadas à didáctica do Português, que têm como objectivo a aplicação de conhecimentos teóricos do domínio dos estudos linguísticos.

Este é um site onde estão publicados vários trabalhos feitos por alguns alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, são materiais que possibilitam aos que vão experimentar ensinar o português, saídos de uma licenciatura onde ainda não se perspectiva uma área de aplicação e que pretendem seguir a vida de ensino, possam formar uma ideia do trabalho a desenvolver na área da didáctica do português.

A Dimensão Escrita

A escrita desenvolve-se por diferentes etapas. Primeiramente, mobiliza-se o conhecimento prévio e, posteriormente, recolhe-se e selecciona-se a informação fundamental organizando-a dependendo do nível de aprendizagem da escrita. Por fim, escreve-se o texto solicitado e reve-se o escrito de acordo com os critérios pedidos.

Após o estudo dos métodos de desenvolvimento da escrita realizámos um conjunto de actividades com o intuito de consolidar conhecimentos das crianças.

Actividades de dimensão escrita (corrigidas)

Desenvolvimento da oralidade

O desenvolvimento da oralidade trata-se de um desenvolvimento natural, adquirido em contextos informais, dentro da nossa língua materna. É importante que, desde cedo, a criança tenha momentos de interacção com indivíduos que possuam a mesma língua materna
, permitindo que a criança vá progredindo na sua linguagem oral e, conhecendo estruturas cada vez mais complexas dessa mesma língua.

O domínio da expressão oral é essencial na aprendizagem da leitura e da escrita, nomeadamente no 1º ciclo.

Após o desenvolvimento da temática da oralidade, foi-nos possível criar um conjunto de actividades, sendo o nosso principal objectivo ajudar as crianças no seu processo da oralidade.

Actividades de Oralidade

Desenvolvimento da Consciência Fonológica

A consciência fonológica é a capacidade de identificar de forma explicita unidades do oral e de tomada de consciência metalinguística de características formais da linguagem.

Esta abrange dois níveis:
1. A consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, uma frase pode ser segmentada em palavras, em sílabas e, posteriormente, as sílabas em fonemas.
2. A consciência de que essas mesmas unidades se repetem em diferentes palavras faladas, de que é exemplo a rima.

A consciência fonológica, ou o conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem, desenvolve-se, nas crianças ouvintes, através do contacto destas com a linguagem oral da sua comunidade, ou seja, através da sua lingua materna.

Com o intuito de promover o desenvolvimento da consciência línguistica, desenvolvemos um conjunto de actividades.

A Didáctica das Línguas


Após termos terminado em aula o tema "A Didáctica das Línguas" elaborámos uma síntese abordadando todos os temas ensinados, nomeadamente: as características da didáctica da Língua Portuguesa; a finalidade da linguagem e da comunicação; o desenvolvimento da linguagem; e as competências do profissional de educação.

Utilizador proficiente da Língua Portuguesa


Segundo Inês Duarte, na profissão de educador e professor de 1ºciclo devia existir um pré-requisito: ser utilizador proficiente da Língua Portuguesa.

Quais as subcompetências que um profissional da educação deve ter? Para tentar responder a esta pergunta elaborámos um trabalho individualmente.

Raquel e Teresa (corrigidos)

Introdução à Didáctica do Português

O que é a didáctica?

A didáctica é o principal ramo da pedagogia que investiga os fundamentos,as condições e os modos de educar mediante o ensino.
As disciplinas que mais contribuem para o desenvolvimento da didáctica são a psicologia, a pedagogia e a linguística.

No âmbito da unidade curricular Introdução à Didáctica do Português foi-nos proposto a continuação do blogue, constituindo um novo desenvolvimento do trabalho elaborado na u.c. LPTIC.

Ao longo deste blogue, iremos aprofundar e consolidar aspectos da Língua Portuguesa e elaborar pesquisas relacionadas com o seu processo de ensino e aprendizagem nos contextos de educação de infância, 1º e 2º ciclo.