A consciência fonológica é a capacidade de identificar de forma explicita unidades do oral e de tomada de consciência metalinguística de características formais da linguagem.
Esta abrange dois níveis:
1. A consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, uma frase pode ser segmentada em palavras, em sílabas e, posteriormente, as sílabas em fonemas.
2. A consciência de que essas mesmas unidades se repetem em diferentes palavras faladas, de que é exemplo a rima.
A consciência fonológica, ou o conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem, desenvolve-se, nas crianças ouvintes, através do contacto destas com a linguagem oral da sua comunidade, ou seja, através da sua lingua materna.
Com o intuito de promover o desenvolvimento da consciência línguistica, desenvolvemos um conjunto de actividades.
Esta abrange dois níveis:
1. A consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, uma frase pode ser segmentada em palavras, em sílabas e, posteriormente, as sílabas em fonemas.
2. A consciência de que essas mesmas unidades se repetem em diferentes palavras faladas, de que é exemplo a rima.
A consciência fonológica, ou o conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem, desenvolve-se, nas crianças ouvintes, através do contacto destas com a linguagem oral da sua comunidade, ou seja, através da sua lingua materna.
Com o intuito de promover o desenvolvimento da consciência línguistica, desenvolvemos um conjunto de actividades.
Sem comentários:
Enviar um comentário