Revista Bebé d´hoje, Janeiro de 2008. Infantário - Desenvolver a Linguagem, páginas 60 e 61.
Comentário
Após a verbalização das primeiras palavras da criança, a expansão linguística é feita muito rapidamente e de uma forma imparável. Aproximadamente a partir dos 3 anos de idade (nus casos acontece mais rapidamente que outros) e até aos 6 anos as crianças começam a aplicar as mais variadas formas de vocabulário, as suas frases deixam de ser telegráficas, alargando a sua estrutura frásica, começam a utilizar pronomes pessoais, artigos determinados e advérbios de lugar e tempo. Este avanço linguístico é um passo para a escolarização. Para alargar os conhecimentos linguísticos é importante que haja, por parte do infantário, exploração e criação de meios que visem ampliar esse conhecimento.
Podem ser feitas inúmeras actividades tais como:
- a discriminação auditiva, onde é possível fazer-se o jogo das estátuas podendo ser feita a distinção do ruído e do silêncio, entre outros;
- a motricidade bucofacial, onde se escolhem determinados objectos para que possam ser soprados, tais como penas, bolinhas de papel, grãos, etc., fazer o jogo dos lábios, mandar beijinhos, pôr os lábios para fora como se fossem o “pato donald”,entre outros;
- os jogos fónicos, aqui são feitos rimas, lengalengas, proibição de dizer alguma palavra e tem de se fazer entender por meio de onomatopeias, brincar com fantoches com diferentes tipos de voz, palavras que comecem por uma determinada letra, palavras encadeadas, entre outros jogos;
- o vocabulário, nas diversas áreas da sala descreve os vários objectos que estão a utilizar (quanto à forma, cor, tamanho, utilidade, etc.), descrição do fim-de-semana, ou de passeios realizados, entre outras coisas;
- os jogos de narração, o educador lê uma história e uma das crianças terá de contar a história de novo aos colegas, a construção de uma frase a partir de duas ou três palavras, uma amostragem de uma gravura e as crianças terão de inventar uma história, etc;
- as Pantomimas, encenação e imitação de acções, expressão sensações com gestos, onomatopeias e sons;
- as dramatizações, representam uma história previamente inventada ou que o educador contou; fazer teatro com fantoches e marionetas, etc;
- as canções e contos, ajudam as crianças a desenvolver a linguagem livremente, é importante que se leia muito para as crianças, estimular a descrição oral de objectos, estimular a capacidade de reflexão e opinião sobre uma história, um assunto falado em aula, etc;
- e por fim, os pictograma, são escolhidos símbolos de fácil percepção, o educador forma frases com esses mesmos símbolos, fazendo com esta actividade que as crianças reforcem a sua estrutura frásica e conheçam os seus elementos (sujeito, verbo, complementos, etc).
Imagem retirada de: http://cybersaude.files.wordpress.com/2007/01/linguagem_criancas.jpg
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