Os objectivos deste mini-projecto são:
- Reconhecer as principais caracteristicas dos meios de comunicação;
- Iniciar o conhecimento e uso dos diferentes tipos de linguagem utilizados pelos meios de comunicação (oral, visual, audiovisual).
Os conteúdos abordados serão os seguintes:
- A comunicação entre diferentes interlocutores e em diversas situações;
- Descrição de personagens, lugares e objectos;
- Recepção de textos orais e a atenção prestada à mensagem produzida pelo/a educador(a);
- Trabalhar textos do "quotidiano";
- As relações entre os objectos,a sua função, as suas características e transformações ao longo do tempo;
- Exploração e descoberta das possibilidades de comunicação;
Actividade prévia:
É muito importante o apoio dos pais para a realização deste mini-projecto, pois com a colaboração destes irão surgir materiais diversificados que serão guardados no "cofre". Os materiais poderão ser: microfones, máquinas fotográficas e de vídeo, rádios, comandos de televisão e de aparelhagens de música ou vídeo, televisores antigos, revistas, gravadores, roupa, entre outros.
Desenvolvimento:
Para o início do projecto o educador começa por apresentar o "cofre" e convidar as crianças a explorar o material num espaço amplo, que incite o jogo. Posteriormente, e a partir da observação, o educador começa a formular perguntas,por exemplo: quem utiliza estes objectos? Que objectos conhecem? Quais os que não conhecem? Que diferenças encontram entre estes objectos e os que já conhecem?
Os meios de comunicação escritos
Construir um porta-revistas para a sala:
É proposto que se faça, com um cavalete de madeira, que permita a exposição de revistas elaboradas pelas crianças.
Esta actividade permite às crianças:
- Recortar imagens de jornais e, a partir delas, criar e inventar notícias;
- Convidar um membro da família (pai, mãe, avós, ...)a partilhar um momento literário no jardim-de-infância.
- Debater e discussão de ideias;
- Ouvir a leitura de uma história;
- Entre outros.
Uma televisão muito especial
Com a ajuda do educador, as crianças poderão utilizar uma caixa grande de papelão e pintá-la com tinta prateado. Posteriormente, recorta-se um rectângulo na parte da frente para o utilizar como ecrã e outro na parte de trás, para se poder mudar as imagens.
Confecciona-se uma tira comprida com cartolina preta onde se colocam imagens de programas de televisão.
Esta actividade tem como objectivo convidar as crianças a desenharem o seu programa de televisão favorito numa folha branca, escrever o nome do programa e o canal onde esse programa passa e colar o desenho na cartolina preta. Pode preparar-se um microfone para brincar e dar a todos a oportunidade de apresentarem o seu programa favorito e descrevê-lo, mudando os cartazes e o canal, com a ajuda de um colega ou do educador/a do programa.
Construir um porta-revistas para a sala:
É proposto que se faça, com um cavalete de madeira, que permita a exposição de revistas elaboradas pelas crianças.
Esta actividade permite às crianças:
- Recortar imagens de jornais e, a partir delas, criar e inventar notícias;
- Convidar um membro da família (pai, mãe, avós, ...)a partilhar um momento literário no jardim-de-infância.
- Debater e discussão de ideias;
- Ouvir a leitura de uma história;
- Entre outros.
Uma televisão muito especial
Com a ajuda do educador, as crianças poderão utilizar uma caixa grande de papelão e pintá-la com tinta prateado. Posteriormente, recorta-se um rectângulo na parte da frente para o utilizar como ecrã e outro na parte de trás, para se poder mudar as imagens.
Confecciona-se uma tira comprida com cartolina preta onde se colocam imagens de programas de televisão.
Esta actividade tem como objectivo convidar as crianças a desenharem o seu programa de televisão favorito numa folha branca, escrever o nome do programa e o canal onde esse programa passa e colar o desenho na cartolina preta. Pode preparar-se um microfone para brincar e dar a todos a oportunidade de apresentarem o seu programa favorito e descrevê-lo, mudando os cartazes e o canal, com a ajuda de um colega ou do educador/a do programa.
Esta actividade tem como objectivos:
- Conversar sobre os diferentes programas de televisão que existem e que são vistos pelas crianças em casa;
- Trabalhar o tema "profissões";
- Consciêncializar as crianças para a televisão;
- Criar o sentido critico nas crianças, ajudando-as a reflectirem sobre os programas que vêm e darem uma opinião critica sobre o tema;
É muito importante que durante a elaboração de um mini-projecto os educadores/professores possam fotografar ou filmar as diferentes situações lúdicas.
Artigo baseado na revista de Educadores de Infância, de Novembro de 2009: nº 52
Sem comentários:
Enviar um comentário