Processo de aprendizagem das várias perspectivas/teorias que procuram explicar a aquisição da linguagem:
Comportamentalista
Interacções sociais de tipo estímulo-resposta-reforço;
Os bebés aprendem a falar através da imitação daquilo que ouvem à sua volta;
O seu principal defensor foi Skinner.
Inatista
Proposta por Chomsky; A criança é dotada de uma gramática inata que se vai expandindo conforme o seu desenvolvimento; Bebés têm a capacidade de produzir palavras /frases que nunca ouviram antes ou aplicam regras gramaticais de forma inconsciente (ex: eu fazi = eu fiz); Universalidade e a sequencialidade; Desenvolvem a sua faculdade de acordo com a estímulação do meio e não imitam apenas o que ouvem.
Cognitivista
O seu principal defensor foi Piaget; O desenvolvimento da linguagem dos bebés depende da aprendizagem ou maturação de outros processos cognitivos; Importância do meio no crescimento; Cognição é o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação.
Socio-cognitivista
Vigotsky foi um dos principais defensores; Capacidade inata para adquirir a linguagem; Interacção social -> há uma grande variedade de factores não linguísticos que interagem com esses mesmos mecanismos e que podem condicionar os comportamentos de cada criança.
Comportamentalista
Interacções sociais de tipo estímulo-resposta-reforço;
Os bebés aprendem a falar através da imitação daquilo que ouvem à sua volta;
O seu principal defensor foi Skinner.
Inatista
Proposta por Chomsky; A criança é dotada de uma gramática inata que se vai expandindo conforme o seu desenvolvimento; Bebés têm a capacidade de produzir palavras /frases que nunca ouviram antes ou aplicam regras gramaticais de forma inconsciente (ex: eu fazi = eu fiz); Universalidade e a sequencialidade; Desenvolvem a sua faculdade de acordo com a estímulação do meio e não imitam apenas o que ouvem.
Cognitivista
O seu principal defensor foi Piaget; O desenvolvimento da linguagem dos bebés depende da aprendizagem ou maturação de outros processos cognitivos; Importância do meio no crescimento; Cognição é o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação.
Socio-cognitivista
Vigotsky foi um dos principais defensores; Capacidade inata para adquirir a linguagem; Interacção social -> há uma grande variedade de factores não linguísticos que interagem com esses mesmos mecanismos e que podem condicionar os comportamentos de cada criança.
Sem comentários:
Enviar um comentário