Artigo Infantário - Desenvolver a Linguagem (págs. 60 e 61) da Revista Bebé d´hoje de Janeiro de 2008
Comentário
Para além do infantário, o meio familiar onde a criança de insere também tem um papel muito relevante no desenvolvimento linguístico da criança, podendo em acções quotidianas desenvolver esse desenvolvimento, tais como:
- dedicar alguns minutos à criança, participando nas suas brincadeiras e nos seus diálogos, contar-lhes histórias e fazer perguntas sobre essa mesma história;
- é necessária a utilização de uma linguagem correcta, com frases curtas e de entoação clara e mesmo que por as crianças sejam utilizadas palavras pouco claras e que até achemos graça, não devemos utilizar uma linguagem infantilizada nem produzi-las como eles, mas sim através de modelos correctos.
É importante que lhes ensinemos palavras novas a partir de situações e coisas que nos rodeiam, ao mesmo tempo que tentamos ampliar as suas frases. Se, por acaso, a criança tem por hábito ver televisão é necessário um acompanhamento por parte do adulto, conhecer as personagens favoritas da criança, dar opinião sobre esse programa, etc. Quando houver uma palavra mal proferida, não se deve interromper a criança para corrigir e muito menos ralhar, se a criança disse por exemplo "bó" para se referir a uma bola, devemos dizer "sim, é uma bola. Uma bola muito bonita. A bola amarela".
Sem comentários:
Enviar um comentário